28/09/2016 - Especialistas em tartarugas marinhas de 13 países. Leia mais. ↓
A 13ª reunião do Comitê Científico da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas (CIT) aconteceu em Belize City, capital de Belize, de 29 a 31 de agosto. O evento contou com especialistas e representantes científicos de 13 países. Grupos de trabalho reuniram-se para discutir e dar continuidade a discussões de temas atuais mais relevantes para a conservação das tartarugas marinhas.
Foram apresentados os resultados dos seguintes temas: Exceção para uso sustentável de ovos de L. olivacea; Pescarias; Estado de Conservação de Caretta caretta; Mudanças Climáticas e Tartarugas Marinhas e, Encalhes de Tartarugas Marinhas – principalmente massivo. O Brasil só não participa do último grupo. Foram também discutidas e encaminhadas recomendações ao Grupo de Trabalho Especial para as Tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) do Pacífico Ocidental, e sobre mudanças no formato do Relatório Anual.
O documento técnico sobre o estado de conservação das tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta) na área da CIT (Atlântico e Pacífico) encontra-se quase em sua fase final, faltando ainda dados do Equador. “O Tamar foi citado como exemplo em relação à qualidade dos dados e série histórica”, conta o biólogo do Tamar, Alexandro Santos.
Foram reeleitos o veterinário Diego Albareda (Argentina) e o Lic. Francisco Ponce (Chile) como Presidente e Vice, do Comitê Cientifico para o período 2016-2018. Foi ainda aprovado o plano de trabalho da Secretaria para 2016/2017. A próxima reunião do Comitê deverá acontecer no Panamá, provavelmente a partir do mês de outubro – atraso devido à reunião da COP, que acontecerá na Argentina em julho de 2017. A CIT é composta por Argentina, Belize, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Países Baixos, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?