07/03/2016 - O TAMAR participou do processo de construção coletiva do 'Manual de Ecossistemas Costeiros e Marinhos para Educadores'. Baixe na íntegra. ↓
O TAMAR participou do processo de construção coletiva do “Manual de Ecossistemas Costeiros e Marinhos para Educadores”, um produto da Rede BIOMAR, que reúne projetos com patrocínio PETROBRAS por meio do Programa PETROBRAS Socioambiental. De 4 a 6 de agosto/2015, em Santos-SP, os projetos integrantes da Rede discutiram o conteúdo que tem como base a integração de informações sobre diferentes biomas. O manual está pronto, pode ser baixado na íntegra e poderá ser útil para educadores, ambientalistas e formadores de opinião atuantes nos mais variados espaços e instituições de ensino em geral.
Para o coordenador do TAMAR no Ceará, Eduardo Lima, o material foi construído de forma responsável, cuidadosa e acessível para os mais variados grupos interessados na Conservação Marinha no Brasil. Conta com a experiência em educação ambiental dos projetos envolvidos e poderá proporcionar bons pontos de partida para sensibilizar e informar sobre biomas que devem ser protegidos por toda a sociedade, pois são patrimônio de todos os brasileiros e das futuras gerações.
A PETROBRAS tem um compromisso com a biodiversidade marinha patrocinando projetos que preservam espécies interligadas ecologicamente. A Rede BIOMAR é composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e TAMAR. Do fundo do mar a gente entende. Programa PETROBRAS Socioambiental.
Clique na imagem para baixar o manual:
Projeto TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.
Mensagem para os educadores:
Prezado(a) Educador(a),
Entendemos como primordial para o aprimoramento de materiais didáticos conhecer a avaliação por parte dos usuários, especialmente sobre aspectos de utilização deste Manual.
Reiterando assim a solicitação expressa no corpo da Introdução do Manual, apresentamos esta Ficha como um instrumento avaliador.
Ao agradecermos sua atenção, solicitamos seu preenchimento e entrega desta ficha ou o envio para um dos e-mails de contato listados à página 5 do Manual.
[Clique p/ baixar o formulário]
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?