05/08/2015 - A temporada de reprodução da tartaruga-verde começou em dezembro/2014 e finalizou em julho/2015. Leia mais. ↓
A temporada de reprodução da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que começou em dezembro de 2014 e finalizou em julho/2015 com o nascimento do ninho 267 em Fernando de Noronha/PE, teve o maior número de desovas protegidas pelo Projeto TAMAR na ilha desde o início das atividades em 1984. Durante o trabalho de monitoramento das praias do Sancho, Cacimba do Padre, Quixabinha, Bode, Americano, Boldró, Conceição, Sueste, Atalaia e principalmente no Leão, na temporada 2014-2015 foram flagradas 50 tartarugas da espécie verde e liberados ao mar mais de 12.800 filhotes. Os pesquisadores comemoram entre outros resultados positivos a visita de uma tartaruga remigrante.
Além do registro recorde de ninhos, outros acontecimentos merecem destaque nessa temporada em Noronha, conta o coordenador do TAMAR na região, Armando Barsante, o reencontro com a única tartaruga-verde que desovou na Baía do Sueste em 2013, que voltou até a mesma praia para fazer outros três ninhos; o ninho na praia da Atalaia revelado pela forte chuva que causou a erosão da areia e expôs os ovos; e o nascimento de 2 filhotes “semialbinos”, provavelmente de uma mesma fêmea.
Durante a temporada reprodutiva 2014-2015, a tartarugada na praia do Leão foi acompanhada por 62 pessoas, e outros 1.734 participantes estiveram nas solturas de filhotes em diferentes praias da ilha, duas das atividades de sensibilização e educação ambiental do TAMAR.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?