05/06/2015 - Idealizado pelo Projeto Coral Vivo e patrocinado pela Petrobras, foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2015 no Sesc-Porto Seguro o evento “Diálogos com a Sociedade: Turismo Sustentável” ↓
Idealizado pelo Projeto Coral Vivo e patrocinado pela Petrobras, foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2015 no Sesc-Porto Seguro o evento “Diálogos com a Sociedade: Turismo Sustentável”, que contou com a participação dos demais projetos da Rede Biomar: Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Durante os dois dias participaram mais de 150 pessoas, incluindo os representantes dos projetos citados acima e do Governo, além de guias turísticos, pesquisadores, professores e estudantes.
Os temas abordados foram: "Situação atual e políticas nacionais relacionadas ao turismo sustentável” por Isabel Barnasque – Coordenadora Geral de Sustentabilidade, Ministério do Turismo; "Economia Criativa e Oportunidades de Futuro para um Turismo Sustentável" por Lala Deheinzelin; "Turismo de Base Comunitária na Amazônia" por Fernanda Sá - Coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); "Gestão Municipal do Turismo de Natureza” por Juliana Ferreira Salvatori, Secretária Municipal de Turismo de Bonito, MS; "Turismo de Base Comunitária com Peixes-Boi na APA Costa dos Corais" por Flávia Rego, Associação Peixe-Boi, AL; "Iniciativas privadas e turismo sustentável - o caso da Pousada Lagoa de Cassange" por Isney Batista, Pousada Lagoa Cassange; "Turismo de Observação de Baleias" por Thais Melo e Paula Leite, Cia do Mar com abertura de Márcia Engel, Instituto Baleia Jubarte; "Turismo de Aventura no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos" por Fábio Negrão Ribeiro de Souza, Secretário de Meio Ambiente de Caravelas, BA.
O Projeto Tamar, através do seu Coordenador Nacional, Guy Marcovaldi, apresentou a palestra "Impacto dos Centros de Visitantes na Conservação das Tartarugas Marinhas”, que assim como as demais palestras teve como objetivo principal apresentar e debater práticas de turismo sustentável.
Segundo Guy Marcovaldi: “Num ambiente de muita descontração e palestras de grande interesse ao público, tive a oportunidade de mostrar para os presentes a importância dos Centros de Visitantes para as Tartarugas Marinhas. Finalizei a palestra apresentando o novo gráfico que demonstra o nascimento de uma nova geração de Tartarugas Marinhas no Brasil. Jovens, adultos e estudantes locais compareceram em grande quantidade e muitas perguntas foram feitas na ocasião. Projetamos os vídeos ‘Cantando para Salvar os Bichos do Mar’, que foi aplaudido com entusiasmo, e ‘Sonhos de Estudante’, que fez alguns estudantes se emocionarem”.
A Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (BIOMAR) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, tendo por objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e dos habitats relacionados.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?