16/09/2014 - A primeira edição do curso direcionado a guias da região foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba. Leia mais. ↓
No dia 14 de setembro, uma aula de campo realizada no caminho do caís da Praia do Itaguá finalizou o primeiro curso de observação de tartarugas marinhas ministrado pelo Projeto Tamar em Ubatuba-SP, uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. O curso direcionado aos guias de turismo e monitores ambientais credenciados e em atividade no município teve como objetivo fornecer subsídios técnicos para aprimorar a atuação destes profissionais, buscando valorizar a significativa presença de tartarugas da espécie verde (Chelonia mydas) nas praias e costões rochosos de Ubatuba.
O I Curso de Observação de Tartarugas Marinhas teve três aulas teóricas no Centro de Visitantes do Projeto Tamar. Foram abordados temas como o turismo de observação de fauna no Brasil, a observação turística de tartarugas realizada em outros países, a biologia das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além da metodologia e resultados do programa de conservação de tartarugas marinhas realizado pelo Tamar em Ubatuba.
Os alunos visitaram a Praia da Almada e, com o apoio do Projeto Aicas, foi realizada atividade prática de observação de tartarugas marinhas. Após capacitação com a equipe do Tamar em 2012, o Aicas passou a oferecer o serviço aos turistas que visitam a região.
Tartarugas marinhas são animais ameaçados de extinção que despertam a atenção de turistas nos locais onde estão presentes. A atividade de observação destes animais requer olhares treinados principalmente quando a transparência da água não é favorável. Conhecer a biologia destas espécies e saber avaliar os melhores locais e épocas de observação pode contribuir com o planejamento de roteiros e a criação de novos produtos turísticos que incluam a observação de tartarugas como atrativo.
Devido aos ótimos resultados desta primeira edição, além da grande procura por profissionais de Ubatuba e de outras regiões, novas edições do curso serão organizadas futuramente.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?