pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Recorde de ninhos de tartarugas de pente no Rio Grande do Norte

26/06/2014 - Rio Grande do Norte registra número recorde desde o inicio das atividades do Tamar na área, que abriga a maior densidade de ninhos de tartaruga-de-pente no Atlântico Sul. ↓

No litoral sul do Rio Grande do Norte, ao longo de 42 km de praias entre Natal e a divisa com a Paraiba o Projeto TAMAR protege e monitora, em média 800 ninhos de tartarugas marinhas  a cada ano, desde 2000. As praias protegidas são a da Barreira do Inferno (Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tibau do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa.  Cerca de 98% dos ninhos registrados na área são da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie criticamente ameaçada de extinção no Brasil e no Mundo.

Nesta região, a temporada reprodutiva ocorre em período diferente de outras praias  de desova monitoradas pelo TAMAR no Brasil.  Inicia em novembro e acaba no mês de maio;  os últimos ninhos nascem entre  de julho e agosto. Nesta temporada de desova 2013/2014 foram registrados 956 ninhos, número recorde desde o inicio das atividades do Tamar na área, que abriga a maior densidade de ninhos dessa espécie no Atlântico Sul.      

Esse resultado reforça  a importância do  litoral sul Potiguar para a recuperação e manutenção de um importante patrimônio genético que ocorre em nosso país.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras