20/05/2014 - O estado de Sergipe atingiu uma marca histórica para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil. Leia mais. ↓
Sergipe atingiu uma marca histórica para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil. Na temporada reprodutiva 2013/2014, o Projeto Tamar/ICMBio protegeu mais de 600 mil filhotes desses animais ameaçados de extinção, em Sergipe, passando a ser o estado que mais liberou filhotes de tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Para comemorar essa data muito importante para a conservação das tartarugas e do oceano, o Tamar realizou um evento que teve a participação de mais de 1.000 pessoas.
Homenagem da câmara de deputados a servidor do Tamar/ICMBio
No dia 24/04/2014, o deputado estadual Márcio Macêdo do PT-SE fez um pronunciamento na Câmara Estadual de Deputados parabenizando profissionais, pesquisadores e coordenadores do Projeto Tamar, no país e em Sergipe, especialmente o trabalho do coordenador regional e Analista Ambiental do Centro Tamar-ICMBio, César Coelho, e também da comunidade. No pronunciamento, o deputado que já foi Superintendente do IBAMA em Sergipe e Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, fez um resgate da memória do Tamar, que desde 1980 se dedica a proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país.
Macêdo lembrou que o Projeto foi construindo uma sólida presença nas comunidades litorâneas ao longo de mais de três décadas de trabalho contínuo no Brasil, beneficiando não somente as tartarugas, mas as comunidades que dependem dos recursos naturais para sobreviver, oferecendo alternativas sustentáveis de renda para as famílias de pescadores e moradores ao redor das bases de pesquisa e conservação. Fez menção especial à marca que seria alcançada de 600 mil filhotes de tartarugas marinhas em Sergipe, tornando-se o estado o que mais realiza solturas de filhotes desses animais ameaçados de extinção no litoral do país.
Leia o pronunciamento do deputado Márcio Macêdo (PT-SE) na íntegra.
600 mil novas tartaruguinhas no mar em 2014
A comemoração começou às 17h do dia 28 de abril/2014, com a soltura de 200 filhotes de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea), na praia de Atalaia, em Aracaju/SE. O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju, Deputados, Gerentes da Petrobras UN SE/AL, além da participação especial do cantor e compositor Milton Nascimento, que faz parte do movimento musical Tamarear e ajudou a levar os filhotes ao mar. O evento recebeu mais de 600 pessoas.
À noite, no Oceanário de Aracaju, a festa ficou por conta da banda sergipana do movimento Tamarear, Som no Casco, com a participação da cantora e compositora Patrícia Polayne. Para abrilhantar ainda mais a celebração, subiram ao palco os mineiros Dudu Lima Trio e Milton Nascimento, que emocionaram com sua música muitas das 800 pessoas presentes.
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha
Fundação Projeto TAMAR é convidada pelo Governo Brasileiro, para missão em Benim.