31/12/2013 - De 28 de novembro a 1 de dezembro/2013, Pirambu/SE foi uma festa só. Leia mais. ↓
O festival de Cultura, Arte e Conservação realizado há 23 anos em Pirambu/SE levou para a rua os grupos tradicionais da região, as cores e ritmos da comunidade. Homenagens, solturas de filhotes e oficinas de teatro, dança, música, turismo e xilogravura foram só o começo. Cerca de 2.500 pessoas, entre moradores, turistas e empresários, participaram de uma extensa programação para todas as idades, de 28 de novembro a 1 de dezembro/2013.
Uma exposição de artesãos locais foi organizada durante todo o evento e contou com a participação da Confecção de Pirambu e do grupo de bordadeiras do Tamar. Escolas, bandas, grupos de dança: todos tiveram seu espaço garantido em dois dias de palco (28 e 29/12).
A tartaruga marinha é a madrinha de todos e está presente nas manifestações populares e expressões artísticas da comunidade. Parte integrante do Programa de Valorização da Cultura do Projeto Tamar, o Culturarte é uma grande festa que celebra a diversidade e alegria estimulantes de pessoas unidas nas tartarugas marinhas (como bem diz o nome do grupo de capoeira).
Agradecimentos à SNAPIC Fotografias.
No sábado, dia do Cortejo dos Grupos Folclóricos, a emoção tomou conta do povo. Homenagem a dois integrantes de grupos diferentes (Palhaço Bisca do Ilariou de Pirambu e Zé Batuqueiro do Lariô da Tartaruga – ambos falecidos em 2012) foi feita com cantoria e alegria. Cerca de 400 pessoas, integrantes dos grupos, concentraram-se na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e saíram em caminhada pelas ruas da cidade: Lariô da Tartaruga, Quadrilha Junina das Tartarugas Marinhas, Ilariou de Pirambu, São João na Roça, Maculelê, Guerreiras Quilombolas, Capoeira Unidos nas Tartarugas, Samba de Côco da Barra dos Coqueiros, Candomblé de Mãe Dôca e Bacamarteiros. Todos se apresentaram no palco situado no Largo do Culturarte (centro de Pirambu). No domingo, aconteceu o tradicional Batizado e Troca de Cordões do grupo Unidos nas Tartarugas (que contou com a presença de mestres de Capoeira do Ceará e de Aracaju).
Em 2014, o Projeto Tamar vai continuar com o Culturarte nas outras localidades onde tem bases sergipanas: Ponta dos Mangues (em janeiro) e Abaís (em março). E que venham os próximos!
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?