14/11/2013 - No Ceará, sua viagem quase terminou, mas graças à força das pessoas a gigante conseguiu seguir em segurança para o oceano. Leia mais. ↓
Uma linda tartaruga de couro foi resgatada com a ajuda de técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará – SEMACE, que realizaram o transporte até a base do Tamar em Almofala/CE (08/11). A tartaruga encalhou no litoral do município de Paracuru, cerca de 150 km de Almofala/CE. Tinha a nadadeira direita íntegra, faltando grande parte da esquerda, provavelmente por interação com a pescaria de espinhel que ocorre com intensidade em frente aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, mas estava bem, saudável e foi devolvida ao mar dois dias depois.
Foi avaliada, recebeu marcação, teve dados biométricos registrados, tecido coletado e sexo identificado. Era uma fêmea de 1,39 metros por 1,00 de largura e 167 Kg. Foi solta a mais de seis milhas da costa, com o apoio de pescadores da comunidade de Almofala e Torrões que cederam uma embarcação motorizada e ajudaram no transporte do animal.
O coordenador do Tamar no Ceará, Eduardo Lima, conta que outros registros de encalhes dessa espécie tem sido verificados pelos pesquisadores e, em sua maioria, a principal causa é a interação com a pesca.
Tartaruga de couro sendo avaliada, cuidada, registrada e voltando para o mar. Antes, uma foto com a galera.
Tartarugas de Couro ou tartarugas gigantes (Dermochelys coriacea) estão criticamente ameaçadas de extinção. Sua distribuição acontece nos oceanos tropicais e temperados do mundo, vivendo na zona oceânica durante a maior parte da vida. Apresenta dieta alimentar a base de zooplâncton gelatinoso, como celenterados, pyrossomos e salpas. Área principal de desovas regulares: norte do Espírito Santo. Há relatos de desovas ocasionais no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Saiba mais:
A maior tartaruga marinha de todas.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?