30/10/2013 - Durante o II Evento Amigo Pescador foi inaugurado um espaço para falar da principal ameaça à sobrevivência das tartarugas marinhas. ↓
Um novo espaço temático mostra curiosidades, características e importantes informações sobre a pesca na região de Ubatuba/SP, no centro de visitação do Projeto Tamar. Com recursos da Tam Linhas Aéreas, a equipe elaborou um caprichado rancho com paredes de taipa, painéis, maquetes das pescarias, materiais, canoa e um barco de verdade. A abertura aos visitantes aconteceu durante o II Evento Amigo Pescador (26/10), que contou com mais de 100 pessoas e várias atividades para crianças e adultos.
O novo espaço temático tem o objetivo de envolver moradores, educadores, estudantes, pescadores e turistas na proteção das tartarugas marinhas e nas ações de mitigação dos impactos da captura incidental desses animais na pesca costeira, como explicou a coordenadora do Tamar Ubatuba, oceanóloga Berenice Gomes Gallo. Esta é também uma das formas de agradecimento pela colaboração dos pescadores, que há vários anos são parceiros na proteção das tartarugas marinhas na região, e pelo apoio das pessoas que visitam o Tamar e ajudam a cuidar do mar.
O Prefeito Municipal de Ubatuba, Maurício Moromizato, destacou a relevância do trabalho do Tamar para a região e disse que o novo espaço é um presente para a cidade, que completou 376 anos no dia 28 de outubro.
Parceria PRÓ-TAMAR e TAM
A Fundação Pró-Tamar, com histórico e missão voltados para a responsabilidade socioambiental, teve o projeto ‘Aprendendo a Cuidar do Mar com as Tartarugas Marinhas’ aprovado no Edital 2013 da TAM Linhas Aéreas S/A, na categoria de conservação da biodiversidade. O edital incentiva a execução de projetos de responsabilidade socioambiental que promovam o desenvolvimento do turismo e a melhoria das condições ambientais.
Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.
Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?