12/06/2013 - Artistas encantam a platéia em show no Dia Mundial dos Oceanos e encerramento do IV Festival da Mata Atlântica. ↓
Mais de 600 pessoas assistiram e se encantaram com a apresentação de Dudu Lima Trio e Milton Nascimento, como parte da turnê do programa cultural Tamarear. Realizado na noite de sábado (8/6), no Centro de Visitantes do Tamar em Ubatuba/SP, com apoio do Instituto Arcor Brasil e do Hotel Recanto das Toninhas, o show comemorou o Dia Mundial dos Oceanos e encerrou o IV Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar. À tarde, os artistas participaram de uma soltura de tartarugas marinhas na Praia das Toninhas.
Segundo o criador do programa, oceanógrafo Guy Marcovaldi, mais do que um neologismo Tamarear é um verbo cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza, dos oceanos e das tartarugas marinhas através da música.
Durante o evento, foram projetadas imagens das atividades ocorridas ao longo dos 11 dias do Festival da Mata Atlântica, explicitando a quantidade e diversidade de ações realizadas no município em prol da natureza e cultura locais.
“São momentos como este que engrandecem nossa cidade e mostram nosso potencial em promover o desenvolvimento sustentável, protegendo a natureza e a cultura”, disse o prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizatto.
Parceiros do Tamar – Após a apresentação da banda do Tamar Ubatuba, Os Cascudos (André Ramos, Rafael Furtado, Wanderley Alves e Ieda Terra), que abriu a noite, Dudu Lima Trio ocupou o palco doCasco Acústico, deixando o público maravilhado. Entre outras músicas, tocou canções como As Rosas não Falam (Cartola), O Ronco da Cuíca (João Bosco/Aldir Blanc) e Brasileirinho (Waldir Azevedo). O repertório incluiu ainda composições próprias, como Valsa para Putson, cuja execução foi temperada com a alucinante gaita da convidada Áurea Regina.
Na última parte do espetáculo, Dudu Lima levou Milton Nascimento ao palco, ao som de Clube da Esquina. Parceiros do Tamar, Dudu Lima, Ricardo Itaborahy, Leandro Scio e Milton Nascimento cantaram a canção tema do programa Tamarear. Depois, para o delírio do público, tocaram clássicos como Nada será como antes, Meditação e Travessia.
Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove Estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.
Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Tamarear (Guy Marcovaldi e Luciano Calazans): Arranjo: Dudu Lima Voz: Milton Nascimento Guitarra: Stanley Jordan Baixo: Dudu Lima Piano e voz: Ricardo Itaborahy Bateria: Leandro Scio
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?