06/11/2012 - A embarcação restaurada, adaptada e utilizada pelo Tamar para monitorar barcos pesqueiros também faz pesquisa. ↓
Assombração é uma embarcação restaurada, adaptada e utilizada pelo Projeto Tamar para realizar o monitoramento de barcos pesqueiros que atuam no litoral de Sergipe, sul de Alagoas e norte da Bahia. Também tem como objetivo fomentar pesquisas que, direta ou indiretamente, possam gerar informações que se convertam na conservação ou na ampliação do conhecimento da biologia das tartarugas marinhas.
No mês de agosto de 2012, a equipe do ‘Assombração’ iniciou atividades de auxílio à obtenção de dados de sedimento na plataforma continental de Sergipe. As informações obtidas irão compor a tese de doutorado “Controle dos Tipos de Substratos na Distribuição das Comunidades Bênticas da Plataforma Continental de Sergipe”, de Andrea Alves do Nascimento, orientada por José Maria Landim Dominguez, desenvolvida junto à Universidade Federal da Bahia.
O objetivo final da pesquisa é estabelecer uma relação entre os tipos de fundo e os bentos (organismos que vivem na superfície ou sub-superfície do fundo marinho em parte ou em todo seu ciclo de vida) e contribuir com uma maior compreensão dos controles exercidos pelos diferentes tipos de substrato sobre a comunidade bentônica.
O trabalho de campo consiste na coleta de 3 amostras de sedimento ao longo de dezesseis pontos distribuídos na plataforma continental de Sergipe. A coleta será realizada durante duas épocas do ano (verão e inverno) e serão necessários dois cruzeiros do Assombração para que toda a área (em 16 pontos) seja contemplada.
A obtenção de dados sobre a composição do fundo marinho, assim como a caracterização dos grupos de animais associados aos diferentes tipos de fundo, pode ampliar o conhecimento sobre hábitos das tartarugas marinhas, em áreas de alimentação e de reprodução, que utilizam a região do estudo.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?