02/11/2012 - O evento reuniu especialistas e representantes científicos de 13 países em torno dos temas mais importantes para as tartarugas marinhas. ↓
A 9ª Reunião do Comitê Científico da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas (CIT) foi realizada de 24 a 26 de outubro, em Buenos Aires. O evento reuniu especialistas e representantes científicos de 13 países, que discutiram e desenvolveram estratégias para fortalecer esse importante organismo de coalizão internacional pela proteção das tartarugas.
Foram elaborados informes sobre as atividades do Comitê Científico, a colaboração CIT-CIAT (Comissão Interamericana para os Atuns Tropicais do Pacífico) com o documento “Estado de Conservação e Uso de Habitats das Tartarugas Marinhas no Oceano Pacífico Oriental”, a análise das informações técnicas apresentadas nas tabelas anexadas aos Informes Anuais das Partes, sobre áreas de desova importantes, e sobre o estado da proposta da base de dados para a informação que consta no informe anual da CIT. Foram encaminhadas a proposta de Plano Regional para a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) do Pacifico e a lista dos dispositivos de escape de tartarugas marinhas (TEDs) utilizados pelos países membros da CIT. Também foram analisados os documentos técnicos sobre as exceções de consumo apresentadas pela Guatemala e pelo Panamá.
Foram formados grupos de trabalho sobre a revisão dos informes anuais de 2012 e exceções, documento técnico sobre o Estado de Conservação das Tartarugas Marinhas no Atlântico (recomendação do Comitê Consultivo de Especialistas da CIT) e pescarias. Foi ainda desenvolvida uma proposta de Projeto Piloto para compilação da informação sobre interações de tartarugas marinhas com redes de emalhe.
Foi realizada a atualização do plano de trabalho do Comitê Cientifico para o período 2012/2014, propostas de temas para a próxima reunião do Comitê das Partes (países signatários da CIT) e a eleição do presidente e do vice-presidente do Comitê Cientifico. Foram reeleitos por unanimidade Jorge Zuzunaga (Presidente) e Dr. René Marquéz (Vice-presidente). A reunião contou com a participação da oceanógrafa Neca Marcovaldi (representante do Brasil no comitê) e o biólogo Alexsandro Santos, ambos do Projeto Tamar.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?