05/09/2012 - Em agosto começou a segunda etapa do projeto, com a confecção e instalação do dispositivo de agregação de peixes. Leia mais. ↓
Para sensibilizar os pescadores e incentivar a prática de pescarias responsáveis, diversificadas, com geração de renda e baixo impacto ambiental, o Tamar Ceará continua apoiando o Instituto de Assessoria e Pesquisa à Pesca e Aquicultura Sustentável (Iappas). Atualmente, o Iappas promove reuniões para estimular o uso de atratores de superfície (Dispositivo de Agregação de Peixes - DAPs).
Na primeira fase do programa, teve curso teórico sobre legislação de pesca, economia solidária, meio ambiente, gestão participativa e compartilhada. Em agosto começou a segunda etapa, com a confecção e instalação do dispositivo. Sua utilização terá acompanhamento e orientação de uma equipe multidisciplinar. De acordo com o coordenador regional do Tamar no Ceará, Eduardo Lima, a pescaria da lagosta feita com rede, por exemplo, é uma grave ameaça para a conservação das tartarugas, que normalmente se alimentam nas mesmas áreas e acabam presas na rede, podendo se afogar.
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?