11/04/2012 - O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com banhistas e os danos causados ao meio ambiente com o trânsito de veículos motorizados nas areias das praias. ↓
Campanhas contra o uso de veículos nas areias das praias vem sendo realizadas por pousadas e condomínios de Itacimirim e Guarajuba, na Bahia. O manifesto de Itacimirim faz parte de uma ação organizada por empresários e moradores com apoio da Prefeitura de Camaçari, Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) e da Fiscalização integrada (SEGOV), com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com banhistas e os danos causados ao meio ambiente com o trânsito de quadriciclos, motocicletas e outros veículos nas areias das praias. Em Guarajuba, a Associação de Condomínios (ASCOM) em parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) realizou a “Operação Quadriciclo Legal” e mobilizou os moradores em torno da necessidade de fiscalização e mais responsabilidade no uso dos quadriciclos.
No evento de Itacimirim, o Tamar esteve presente apoiando a iniciativa com material explicativo e réplicas de tartarugas marinhas para mostrar como essa ameaça pode interromper o ciclo de vida desses animais. Filhotes de cabeçuda (Caretta caretta) foram soltos com a participação do público, que compreendeu que em praias onde há desovas, os pneus dos veículos podem compactar os ninhos, atropelar os filhotes em seu trajeto até o mar e afugentar as fêmeas que sobem até a areia para colocar os ovos.
Uma lei municipal de Camaçari/BA, nº 431 de 28 de janeiro de 1999, proíbe o trânsito, o tráfego bem como a permanência de veículos automotores, nas praias, margens de rios e lagoas do município. A desobediência é punida com multa e apreensão do veículo. Uma portaria do IBAMA, nº 10 de 30 de janeiro de 1995, proíbe o trânsito de qualquer veículo nas praias, considerando a necessidade de proteção e manejo das tartarugas marinhas e as estratégias mundiais para a conservação das espécies, que recomendam que as desovas permaneçam nas praias originais de postura dos ovos.
Os manifestantes, que mantém a iniciativa organizada e vêm agregando mais pessoas à causa, prometem novas ações para tentar diminuir um problema que agride a sociedade e a natureza.
Condomínios de Guarajuba se unem pelo uso responsável das praias
Cada vez mais condomínios próximos a áreas onde ocorrem desovas de tartarugas marinhas têm se organizado pela sensibilização ambiental e proteção das praias. Durante o verão (Jan/2012), a ASCOM de Guarajuba realizou atividades em parceria com a COPPA. A “Operação Quadriciclo legal” serviu para explicar aos condutores os tipos de infrações que cometem ao andarem com os veículos na areia e convocou os moradores a realização de um cadastro com aplicação de um adesivo nos quadriciclos com numeração e informações do proprietário em local visível. Dessa forma, pretendem iniciar uma fiscalização permanente para conter o problema. Além disso, faixas foram instaladas na praia durante todo o verão com alertas e mensagens pela preservação.
O Projeto Tamar realiza durante o ano todo a campanha Nossa Praia É a Vida, em várias bases pelo Brasil, para informar aos moradores, turistas e comerciantes locais a importância de manter as praias sempre propícias para que as tartarugas marinhas consigam cumprir seu ciclo de vida. Através da informação o Projeto agrega mais aliados no trabalho de conservação.
Saiba mais sobre as ameaças à vida das tartarugas marinhas:
2. Ameaças causadas pelo homem:
Caça e coleta de ovos
Pesca incidental
Sombreamento
Iluminação artificial / Fotopoluição
Trânsito de veículos
Poluição
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?