28/03/2012 - O trabalho reuniu dados de duas temporadas reprodutivas, na área monitorada pelo Projeto Tamar. Leia mais. ↓
O estudo da médica veterinária da base de Florianópolis e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daphne W. Goldberg, recebeu o Prêmio Archie Carr de melhor apresentação oral, na categoria Biologia Experimental, durante o 32º Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas, realizado de13 a 16 de março em Huatulco, estado de Oaxaca, México. Intitulado Ghrelin, Leptin and the Nesting Activity of the Hawksbill Turtle Eretmochelys imbricata, o trabalho foi conduzido no Rio Grande do Norte, em parceria com a base de Pipa do Projeto Tamar.
O principal objetivo foi investigar se o apetite de fêmeas em desova é regulado por mecanismos endócrinos, incluindo os hormônios grelina e leptina. Para elucidar a dinâmica metabólica destes animais durante o período reprodutivo, amostras sanguíneas foram coletadas nas temporadas reprodutivas de 2010/2011 e 2011/2012, na área monitorada pelo Projeto Tamar. O estudo faz parte de um projeto de doutorado, cujo objetivo é correlacionar o peso corporal de fêmeas em reprodução da espécie Eretmochelys imbricata, seus níveis séricos de grelina e leptina e os parâmetros bioquímicos e hematológicos indicadores do seu estado nutricional.
O prêmio “Archie Carr” é oferecido aos melhores trabalhos apresentados por estudantes durante a semana do Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas. Todos os anos, centenas de pessoas se inscrevem para concorrer em diversas categorias inseridas no tema “Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas”.
Saiba como foi o 32º Simpósio Anual de Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?