03/12/2010 - O Projeto Tamar-ICMBio participou da Aquapesca Brasil - Feira Internacional de Aqüicultura e Pesca, realizada em Itajaí/SC, contando com mais de 60 expositores e delegações de 11 países. Leia mais. ↓
O Projeto Tamar-ICMBio participou da Aquapesca Brasil - Feira Internacional de Aqüicultura e Pesca, realizada em Itajaí/SC, contando com mais de 60 expositores e delegações de 11 países. Cerca de dez mil pessoas passaram pela feira, incluindo famílias, estudantes universitários, pesquisadores, armadores de pesca, mestres de pesca e pescadores, participando de palestras, apresentações de trabalhos técnico-científicos e visitando os estandes.
Além do estande com réplicas de tartarugas marinhas e da exposição Vida da Luz da Lua, o Tamar apresentou trabalhos relacionados ao Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca. Segundo o oceanólogo Gilberto Sales, coordenador do programa, o Tamar aproveitou a oportunidade para realizar um trabalho especial de divulgação dos resultados dos testes com o anzol circular, difusão do uso voluntário de medidas mitigadoras e negociação para embarques de observadores de bordo e de pesquisadores na frota comercial.
O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, visitou o estande do Tamar, quando recebeu texto científico sobre os resultados dos testes com o anzol circular e uma cópia vídeo sobre a interação das tartarugas marinhas com a pescaria de espinhel de superfície, recentemente lançados, além de material de divulgação da base do Tamar em Florianópolis.
Oficinas educativas da Fundação Projeto Tamar unem cultura, ciência e conservação marinha
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!