pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Começa a temporada de desovas nas ilhas oceânicas

19/01/2024 - A Fundação Projeto Tamar monitora as desovas de tartarugas-verdes nas ilhas de Fernando de Noronha e Trindade. ↓

O mês de dezembro marca o início de mais uma temporada de desovas de tartaruga-verde. No Brasil, a espécie desova principalmente nas ilhas oceânicas (Fernando de Noronha/PE, Atol das Rocas/RN e Trindade/ES,). Fernando de Noronha tem cerca de 350 desovas por temporada, Atol das Rocas pode receber cerca de 550 desovas, enquanto a ilha de Trindade pode receber mais de 3 mil ninhos por temporada.

Em Fernando de Noronha, a Fundação Projeto Tamar possui uma base permanente, com estrutura para realizar o monitoramento diário das praias de desova, captura científica dentro da água de juvenis e adultos, e uma série de atividades de educação e sensibilização ambiental com os visitantes.

Já em Trindade, localizada a cerca de 1.200 Km de Vitória/ES, a ilha conta com um Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (POIT) da Marinha do Brasil, garantindo a soberania nacional sobre o território e dando apoio logístico para pesquisas científicas. O acesso à ilha e o alojamento ocorrem totalmente com o apoio da Marinha. Desde os anos 80 a Fundação Projeto Tamar realiza expedições até a ilha para o monitoramento dessa importante área de desova no Atlântico sul. Uma equipe permanecerá na ilha pelos próximos meses registrando dados sobre o número de ninhos depositados e fazendo a coleta de dados biológicos de fêmeas nas praias.

Alex Santos, coordenador de pesquisa e conservação no Espírito Santo, destaca que “a parceria com a Marinha do Brasil é fundamental para a continuidade da coleta de dados de longo prazo em Trindade”. A manutenção de uma série histórica de parâmetros biológicos nos permite avaliar tendências populacionais e a identificação de possíveis ameaças à sobrevivência dessas espécies.

A Fundação Projeto Tamar agradece ao apoio da Marinha do Brasil às atividades de pesquisa, conservação e monitoramento na ilha de Trindade e em diversos outros pontos da costa do Brasil.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras